segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A história da meia calça

Parece até mentira, mas vocês acreditam que a meia calça surgiu originalmente como uma moda masculina? Por volta de 1590, quando o reverendo inglês William Lee inventou a primeira máquina de fazer tricô, as meias eram feitas de algodão, lã e seda, sendo um importante item de status entre os nobres.

Por volta de 1780, quando os recursos industriais passaram a permitir a tecelagem de um fio mais fino, a meia foi incorporada ao figurino feminino. Pouco tempo depois surgiu a meia 7/8.

Inicialmente, ela era presa às coxas com fitas e rendas, e tinha um acabamento de costura longitudinal na parte de trás. Dizem que, no período de guerra, algumas mulheres pintavam um risco na parte de trás das pernas para não parecerem tão mal vestidas.

Até 1930 a meia 7/8 era usada apenas para se proteger do frio, mas quando as bainhas começaram a “subir”, ela foi se tornando um símbolo de sensualidade.

Com a revolução causada pelo surgimento do Nylon, em 1940, as meias 7/8 ficaram mais confortáveis e bonitas, tornando-se um sucesso absoluto de vendas. Só nos Estados Unidos, no primeiro dia, foram vendidos 72 mil pares. No primeiro ano foram 64 milhões de pares vendidos, o que veio a causar um colapso no mercado de seda japonês.

A meia calça (que veste até a cintura) surgiu nessa mesma época, e era usada principalmente em produções de cinema. Mas não demorou muito para que ela se tornasse popular: em 1970 as vendas de meia calça superaram por primeira vez as de meia 7/8 e continuam assim desde então.

E já que estamos falando de tantos anos de história, que tal conferir alguns anúncios antigos (e fofos!) de meia 7/8?







Nenhum comentário:

Postar um comentário